Especialização em Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico

Sobre o curso

Espera-se que os egressos do curso sejam capazes de:

  • Entender os usos da tecnologia digital, das ferramentas e das redes de comunicação para a coleta de informações e a tomada de decisões;
  • Refletir criticamente sobre funções das mídias e de outros provedores de informação e compreender sua importância para a cidadania e para a tomada de decisões;
  • Avaliar as informações e suas fontes com vistas à solução de problemas e à análise de ideias;
  • Criar conteúdo para as mídias digitais com finalidade educativa ou cidadã;
  • Executar projetos para iniciativa privada, terceiro setor e órgãos públicos que estejam em sintonia com a inter-relação comunicação, mídias, educação e sociedade.

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Plataforma de Ensino

Um ambiente multi-plataforma, responsivo, moderno e de fácil utilização. Integramos conteúdos e novas tecnologias em desenvolvimento contínuo buscando inovar o processo de ensino-aprendizagem.

Material Didático próprio

Nosso material foi desenvolvido pelo Sistema de Ensino CNEC, buscando potencializar os recursos digitais com uma visão de competências contemporâneas criando uma cultura de protagonismo na educação.

Reconhecimento!

Nossos cursos são reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).

Programa do curso

O presente documento contém uma proposta de realização do curso de especialização voltado para a formação continuada e pós-graduada de professores da educação básica. Assim, Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico é um programa a distância, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias. Diferentes dispositivos midiáticos como o rádio e a televisão já fazem parte da realidade de um número significativo de escolas.

Essa presença, no entanto, não é suficiente para garantir que esses dispositivos efetivamente se articulem ao processo de ensino/aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso que eles não só sejam percebidos como recursos pedagógicos eficientes, mas adequadamente utilizados em sala, respeitando-se o potencial de cada um. Além da integração das diversas mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, uma das principais características da pós-graduação em Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico é o estímulo à produção de professores e cursistas em suportes midiáticos distintos.

Busca-se a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes mídias.

A concepção pedagógica que sustenta o curso de Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico pressupõe, justamente, a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Pressupõe, ainda, que uma aprendizagem efetiva exige, por parte do professor, um esforço no sentido de diversificar as formas de disponibilizar recursos midiáticos para promover a construção do conhecimento, bem como de apresentar informação e produção dos cursistas. O curso pretende então contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos nas diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

Trata-se de um programa de formação continuada de professores cujo objetivo é propiciar uma vivência pedagógica articulada nas diferentes e material mídias e em suas linguagens específicas, permeada pela interatividade e pela experiência multimidiática, tanto do ponto de vista da leitura crítica quanto da capacidade de autoria e de estímulo à autoria dos alunos.

Carga horária: 360h

  • Educação para a formação do sujeito contemporâneo - 30h
  • Ensino Híbrido - 30h
  • Gamificação - 30h
  • Inteligência Artificial na Educação - 30h
  • Learning by Doing - 30h
  • Processos de criação: mapas conceituais, peer instruction, estudo de casos, STEM Education - 30h
  • Metodologias ativas - 30h
  • Tendências Tecnológicas na Educação - 30h
  • Vivência em Metodologias Ativas - 30h
  • Metodologia de pesquisa - 30h
  • Trabalho de conclusão de curso - 30h
Feat Best

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