Educação para a formação do sujeito contemporâneo
30h
Disciplina que explora o papel das mídias e tecnologias na educação básica. Aborda o uso crítico dessas ferramentas para formar sujeitos adaptados ao mundo digital e equipados para navegar por um cenário informacional em constante evolução.
Ensino Híbrido
30h
Disciplina que aborda o uso de tecnologias e mídias nas práticas pedagógicas do Ensino Básico, promovendo a integração entre ensino presencial e virtual. Explora estratégias de ensino híbrido, recursos digitais e novas formas de comunicação para aprimorar a aprendizagem dos alunos e facilitar o processo de ensino.
Gamificação
30h
Descubra estratégias para tornar o ensino envolvente e divertido! Esta disciplina capacita professores com técnicas de gamificação para motivar alunos, melhorar o aprendizado e criar ambientes de aprendizagem inovadores usando mídias e tecnologias.
Inteligência Artificial na Educação
30h
Descubra o poder da Inteligência Artificial (IA) na educação! Explore as aplicações da IA no ensino básico, desde a personalização da aprendizagem até a otimização das tarefas. Aprenda a integrar ferramentas de IA em sala de aula para envolver os alunos, melhorar os resultados e preparar os alunos para o futuro digital.
Learning by Doing
30h
Disciplina prática que capacita educadores a dominar tecnologias e mídias para aprimorar o ensino no Ensino Básico. Focada no "Learning by Doing", proporciona experiências hands-on, preparando os professores para integrar tecnologia e comunicação em suas práticas pedagógicas com confiança.
Processos de criação: mapas conceituais, peer instruction, estudo de casos, STEM Education
30h
Explore os fundamentos teóricos e práticos das tecnologias de comunicação e mídia para o ensino básico. Aprenda técnicas de criação de recursos didáticos interativos, como mapas conceituais, peer instruction e estudo de casos. Mergulhe na abordagem STEM Education, integrando ciência, tecnologia, engenharia e matemática para tornar o aprendizado envolvente e significativo.
Metodologias ativas
30h
Disciplina que capacita professores a integrar mídias, tecnologias e metodologias ativas na educação básica, promovendo engajamento, autonomia e letramento digital dos alunos.
Tendências Tecnológicas na Educação
30h
Esta disciplina explora as tendências tecnológicas emergentes e seu impacto na educação do ensino básico. Os alunos analisam ferramentas, estratégias e abordagens inovadoras para promover o aprendizado engajado, personalizado e inclusivo.
Vivência em Metodologias Ativas
30h
Disciplina que explora o uso de mídias, tecnologias e metodologias ativas no ensino básico, promovendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que potencializam a aprendizagem, o engajamento e o pensamento crítico dos alunos.
Metodologia de pesquisa
30h
Disciplina que explora a metodologia de pesquisa e investigação na área de mídias, tecnologias e comunicação aplicadas ao contexto do ensino básico. Aborda técnicas de coleta e análise de dados, ética em pesquisa e estratégias para desenvolver projetos de pesquisa relevantes para o aprimoramento da prática pedagógica.
Trabalho de conclusão de curso
30h
Trabalho de conclusão de curso que explora as implicações das mídias, tecnologias e comunicação no ensino básico. Os alunos analisam as oportunidades e desafios apresentados pela integração dessas ferramentas na educação, desenvolvendo habilidades para projetar e implementar estratégias eficazes de ensino e aprendizagem.