Cenários Educacionais
30h
Disciplina voltada para capacitar professores na aplicação de metodologias ativas em diferentes cenários educacionais, criando ambientes de aprendizagem centrados no aluno, promovendo o engajamento, a criticidade e a autonomia.
Design Thinking
30h
Esta disciplina imersiva ensina estratégias inovadoras de Design Thinking, capacitando os alunos a resolver problemas complexos e criar soluções centradas no usuário. Através de projetos práticos e colaboração, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para abordar desafios de forma criativa e eficaz.
Educação para formação do sujeito contemporâneo
30h
Esta disciplina explora metodologias de ensino inovadoras que visam engajar e capacitar os alunos no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Ela promove a construção do conhecimento colaborativo, o pensamento crítico e a resolução de problemas, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Ensino Híbrido
30h
Esta disciplina capacita educadores a implementar metodologias ativas e ensino híbrido, combinando estratégias de ensino presenciais e online para melhorar o envolvimento, a retenção e o sucesso dos alunos.
Gamificação
30h
Esta disciplina explora técnicas gamificadas para tornar a aprendizagem mais envolvente, motivadora e eficaz. Os alunos criam jogos e atividades que incorporam elementos de jogos para melhorar a compreensão, retenção e aplicação de conhecimentos.
Inteligência Artificial na Educação
30h
Descubra métodos de ensino inovadores que utilizam Inteligência Artificial para aprimorar a experiência de aprendizagem. Explore ferramentas e técnicas avançadas para personalizar o ensino, promover a colaboração e avaliar o progresso dos alunos com eficiência.
Learning by Doing
30h
Uma abordagem inovadora para o ensino e aprendizagem, onde os alunos assumem um papel ativo em seu próprio processo de conhecimento. Através de experiências práticas, projetos colaborativos e pensamento crítico, os alunos desenvolvem habilidades essenciais, aplicam teorias e aprimoram sua capacidade de resolver problemas.
Processos de criação: mapas conceituais, peer instruction, estudo de casos, STEM Education
30h
Esta disciplina explora técnicas de ensino inovadoras que envolvem os alunos ativamente em seu aprendizado. Os tópicos incluem mapeamento conceitual, instrução por pares, estudo de caso e Educação STEM, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.
Projetos (PBL), Problemas (PBL) e Times (TBL)
30h
Essa disciplina explora abordagens educacionais inovadoras que visam engajar alunos ativamente no processo de aprendizagem. Através da implementação de projetos, problemas e times, ela promove habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração.
Tecnologias em Educação
30h
Explore abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem que utilizam tecnologias digitais. Aprenda estratégias para envolver os alunos, promover a colaboração e personalizar o aprendizado para resultados aprimorados.
Tendências Tecnologias na Educação
30h
Disciplina que explora tendências e tecnologias emergentes em educação, fornecendo estratégias e ferramentas para professores incorporarem metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos, em suas práticas docentes.
Vivência em Metodologias Ativas
30h
Disciplina focada no desenvolvimento de habilidades práticas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Os alunos vivenciam diversas técnicas para tornar as aulas mais engajadoras, interativas e focadas no estudante. A disciplina promove a reflexão crítica e o compartilhamento de experiências para aprimorar as práticas docentes.