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Língua Portuguesa - Educação Básica

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Sobre o curso

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Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Em resumo, espera-se que os profissionais egressos do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa - Educação Básica, tenham aprimorado a sua formação teórica e prática, colocando-a em consonância com os avanços dos estudos na área de língua portuguesa, linguagem e literatura, a fim de contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Em resumo, espera-se que os profissionais egressos do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa - Educação Básica, tenham aprimorado a sua formação teórica e prática, colocando-a em consonância com os avanços dos estudos na área de língua portuguesa, linguagem e literatura, a fim de contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Nesse sentido, espera-se, também, que o egresso deste curso, tendo aprimorado sua visão crítica sobre as perspectivas teóricas adotadas em investigações linguísticas e literárias no contexto de sala de aula, proponham situações educativas pautadas em reflexão-ação-reflexão, otimizando o processo de ensino aprendizagem.

Matriz curricular

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Explore nossa matriz curricular abrangente, cuidadosamente elaborada para fornecer uma sólida base em gestão, liderança, finanças, marketing e inovação, preparando você para enfrentar os desafios do mundo dos negócios com confiança e competência.

Pressupostos sobre concepções de linguagem: oralidade, leitura e escrita em contextos significativos 30h

Esta disciplina explora os fundamentos teóricos sobre as concepções de linguagem e seu impacto na educação básica. Examina a importância da oralidade, leitura e escrita na construção de significados e no desenvolvimento cognitivo e comunicativo de alunos. Foca na prática pedagógica significativa, considerando contextos sociais e culturais específicos.

Linguagem e discurso 30h

Explora os fundamentos da língua portuguesa, focando na estrutura linguística, produção e análise de textos. Analisa o discurso oral e escrito, considerando o contexto sociocultural e os diferentes gêneros textuais.

Domínios do ensino de língua materna 30h

Esta disciplina explora os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino da língua materna na educação básica, abrangendo os domínios da leitura, escrita, gramática, ortografia e produção textual. Examina estratégias didáticas inovadoras e recursos para desenvolver competências linguísticas e comunicativas nos alunos.

Pressupostos sobre concepção de linguagem: variação e interação 30h

Esta disciplina explora as diferentes concepções de linguagem, focando na variação e interação na língua portuguesa. Os alunos examinam as implicações dessas concepções para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, desenvolvendo estratégias para atender à diversidade linguística e promover a competência comunicativa dos alunos.

O ensino de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares Nacionais 30h

Esta disciplina explora o ensino da Língua Portuguesa no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, focando nas práticas pedagógicas recomendadas para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos na educação básica.

Tendências atuais do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e a BNCC 30h

Analisa as tendências atuais do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, abordando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Explora práticas pedagógicas inovadoras e estratégias para desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas dos alunos, promovendo alfabetização, leitura e escrita críticas e produção textual eficaz.

O ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica: aspectos didáticos e metodológicos 30h

Esta disciplina aborda a didática e a metodologia do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Os alunos aprendem sobre estratégias de ensino, avaliação e planejamento de aulas, além de refletirem sobre os desafios e perspectivas do ensino da língua materna.

Os usos dos diferentes portadores de textos na sala de aula 30h

Explore o rico mundo dos textos na sala de aula! Aprenda os diversos tipos de portadores textuais e seus usos pedagógicos eficazes. Descubra como textos literários, informativos, argumentativos e multimodais podem enriquecer o currículo e promover habilidades linguísticas e de pensamento crítico nos alunos da Educação Básica.

Ensino de literatura para o fomento ao hábito da leitura 30h

Disciplina que oferece ferramentas para professores de Educação Básica ensinarem literatura de forma envolvente, promovendo o hábito da leitura nos alunos. Aborda estratégias para seleção de obras, metodologias de leitura e atividades que despertem o interesse e a compreensão literária.

Tendências Tecnológicas na Educação 30h

Esta disciplina explora as últimas tecnologias educacionais e seu impacto no ensino da Língua Portuguesa. Os alunos aprendem a usar ferramentas digitais para aprimorar o aprendizado, promover a colaboração e personalizar a instrução, preparando-os para ensinar com eficácia na era digital.

Metodologia de pesquisa 30h

Disciplina projetada para preparar profissionais da educação básica em pesquisa acadêmica sobre ensino e aprendizagem de português. Explora técnicas de pesquisa, métodos quantitativos e qualitativos, análise de dados e redação científica, capacitando os professores a investigar questões pedagógicas relevantes e melhorar suas práticas em sala de aula.

Trabalho de conclusão de curso 30h

Disciplina prática que aborda o desenvolvimento e a defesa de um projeto de pesquisa ou intervenção na área de ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Enfatiza a integração do conhecimento teórico e metodológico com a prática docente.

Carga horária do curso

360 horas

Investimento total

O valor do investimento para esse curso é composto por:

Taxa de Inscrição: GRATUITA


12 parcelas de R$222,62


Ou à vista com 11,6% de desconto:

1 parcela de R$2.361,11


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