Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Em resumo, espera-se que os profissionais egressos do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa - Educação Básica, tenham aprimorado a sua formação teórica e prática, colocando-a em consonância com os avanços dos estudos na área de língua portuguesa, linguagem e literatura, a fim de contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Este curso pretende contribuir para a formação de profissionais das áreas da língua, da linguagem e da literatura para atuar na unidade escolar e nas instâncias vinculadas à Educação Básica, numa perspectiva técnica, crítico-reflexiva e humanista. Nos termos da formação técnica, valorizar-se-á o domínio de conhecimentos teóricos e práticos associados ao ensino da língua materna, numa abordagem que enfatiza não só os saberes relativos à área, mas também sua análise crítica, considerando-se aspectos sociais, históricos e culturais que estão no bojo da produção e da disseminação desses saberes. No que tange à formação crítico- reflexiva, o egresso deste curso deverá estar capacitado a analisar criticamente as práticas pedagógicas que desenvolve na sua atuação profissional, no sentido de encontrar os liames existentes entre elas e uma certa concepção de sociedade e de formação de cidadãos. Deverá, nessa perspectiva, saber aprimorar as práticas que contribuem para formação de cidadãos críticos e socialmente atuantes, e reconhecer e rechaçar aquelas que contradizem essa formação. Relativamente à formação humanística, o egresso deste curso deverá valorizar e difundir os preceitos atinentes à edificação de uma sociedade democrática e igualitária, cujos cidadãos se pautam, nas relações sociais e interpessoais, pelo respeito às diferenças, principalmente no que se refere ao uso dos recursos linguístico-discursivos disponibilizados pelo sistema de nossa língua. Em resumo, espera-se que os profissionais egressos do curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa - Educação Básica, tenham aprimorado a sua formação teórica e prática, colocando-a em consonância com os avanços dos estudos na área de língua portuguesa, linguagem e literatura, a fim de contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Nesse sentido, espera-se, também, que o egresso deste curso, tendo aprimorado sua visão crítica sobre as perspectivas teóricas adotadas em investigações linguísticas e literárias no contexto de sala de aula, proponham situações educativas pautadas em reflexão-ação-reflexão, otimizando o processo de ensino aprendizagem.
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